Em 27 de julho deste ano, chegará ao fim a trilogia do Batman, que provavelmente consagrará o diretor Christopher Nolan. Depois de fracassos como: "Batman Forever" e "Batman & Robin", filmes esses que foram responsáveis por deixar o "Homem-Morcego" afastado das telonas por um bom tempo, finalmente alguém conseguiu resgatar o personagem do limbo...
Aviso aos leitores: antes de prosseguir, o artigo possui possíveis revelações sobre o enredo do filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge"!
Apesar de muita gente considerar "Batman" e "Batman - O Retorno" clássicos do cinema, o diretor Tim Burton não conseguiu transmitir o que realmente significa o legado do Cavaleiro das Trevas: a luta contra a corrupção, o que na maioria das vezes faz com que o cidadão perca a fé na Justiça. É ou não é coerente com a realidade na qual boa parte do mundo conhece?
E como vivemos em um país corrupto ao extremo, que chega até ser surreal de tantos absurdos dos quais temos conhecimento, é até mais coerente com a nossa realidade.
Mesmo que o universo do Batman seja fictício, por fazer parte do universo das histórias em quadrinhos, ele, por exemplo, não veio de outro planeta e se tornou o grande salvador da humanidade: ele surge depois de uma tragédia, o que pode modificar significativamente alguém e ele luta justamente para que esse tipo de coisa seja evitada.
Não vou tirar os méritos dos dois primeiros filmes do Batman feitos pelo Tim Burton, afinal, não podemos esquecer da Gotham City que ele nos apresentou, como também não podemos esquecer o Coringa de Jack Nicholson e nem a sexy Mulher-Gato da atriz Michelle Pfeiffer. Mas, quando falamos da essência do personagem, isso, somente os novos filmes possuem.
O fato é que Nolan leu os clássicos do Batman escritos pelo roteirista Frank Miller, o responsável por reformular o personagem, desde a sua origem. Se você não leu, deveria ler "Batman - Ano Um" e "O Cavaleiro das Trevas", que são excelentes obras do roteirista e é exatamente por isso que o Nolan "bebeu" o que tinha de melhor nelas e adaptou para os cinemas. Outra grande história do Batman é a saga "A Queda do Morcego", dos roteiristas Chuck Dixon e Doug Moech. Vou resumir essa saga: mais lutas e menos conversa fiada. O Batman nunca tinha sido levado ao extremo por um inimigo, tanto fisicamente quanto psicologicamente, e o responsável por isso é o vilão Bane.
"A Queda do Morcego" é muito mais ação do que um roteiro bem elaborado, diferente das obras de F. Miller. A prova de que a brutalidade é a essência da saga, o vilão Bane faz com que o Batman fique exausto após soltar um exército de loucos em Gotham, quando finalmente tem a oportunidade de se deparar com o herói - fragilizado por conta da árdua tarefa de deter vários inimigos -, este quebra o Batman e o deixa aleijado.
O plano era humilhar o combatente do crime, deixando-o vivo e incapacitado. Não demora muito e alguém assume o manto do Cavaleiro das Trevas na tentativa de deter o caos instalado na cidade, só que esse novo "Batman" é muito mais violento e não está nem aí para a máxima comum nos quadrinhos de que: "heróis de verdade não matam".
E ainda existe a saga "Terra de Ninguém", que provavelmente também tenha servido de referência para Nolan neste último filme. Nessa saga acontece um terremoto de grande escala em Gotham, fazendo com que boa parte da cidade fique devastada. Batman e outros vigilantes/heróis procuram salvar o que restou da cidade, que chega a ser considerada uma terra de ninguém pelo governo dos EUA - se quando ela estava inteira já era difícil manter a ordem, agora que é ignorada pelo país, torna-se uma terra sem Lei.
Vendo os trailers do último filme, é possível notar que Nolan pegou o que existia de melhor nessa duas histórias, misturou e criou o último filme da trilogia. Será que o Batman morrerá ao defender Gotham até o fim? Bom, confesso que tenho grandes expectativas sobre como será o final da trilogia e não tenho medo de errar ao dizer que essa é a melhor adaptação de um personagem das HQ's.
E isso é apenas uma prévia do que publicarei aqui no blog [Batcave Online]. Para todos os "Cavaleiros de Gotham" que esperam pelo retorno da Lenda, fiquem atentos com as atualizações do blog. No próximo artigo, falarei sobre o diretor Christopher Nolan e algumas de suas obras.
Siga no Twitter, curta a página do blog no Facebook e assine o feed. Aproveite e comente no blog o que tem achado das notícias sobre o novo filme. Caso tenha dúvidas, críticas ou queira sugerir algum artigo, entre em contato.
Siga no Twitter, curta a página do blog no Facebook e assine o feed. Aproveite e comente no blog o que tem achado das notícias sobre o novo filme. Caso tenha dúvidas, críticas ou queira sugerir algum artigo, entre em contato.