quarta-feira, 18 de julho de 2012

Os vilões do Batman #2

Inimigos do Batman

Não, não é um artigo sobre o Dia das Bruxas, é somente o segundo resumo sobre os vilões do Batman. Conheça as celebridades do mundo do crime de Gotham City, a cidade mais violenta dos quadrinhos.

Não é fácil viver em Gotham, pois já não bastava os criminosos comuns transformando a vida do cidadão em um inferno, a população ainda tem que se preocupar com os esquisitões que estão sempre colocando em prática algum plano macabro. Uma parte dessas "celebridades" do crime já foram apresentadas no artigo anterior:


"A confortável loucura"


Algumas pessoas possuem uma fragilidade na mente que não percebem, e isso ocorre justamente com uma parcela de pessoas convictas de que estão imunes contra qualquer tipo de distúrbio. Provavelmente é o caso da ex-psiquiatra Harleen Quinzel, que hoje é conhecida como a vilã Arlequina (Harley Quinn).

Arlequina

O passado de Arlequina nos revela alguns detalhes de que ela já estava desequilibrada, mas bastava alguém colocar ela na direção "certa" e estaria tudo feito. Harleen tinha uma mãe muito rigorosa, um irmão maluco e um pai preso por assassinato. Na tentativa de um dia entender o que motivou o pai a matar alguém, Harleen estudou e um dia se tornou psiquiatra. Harleen decide trabalhar no Asilo Arkham, a prisão onde as mentes mais insanas podem ser encontradas. O Coringa, por exemplo, já foi mantido preso várias vezes no local, mas ele sempre consegue fugir.

Harleen pediu para entrevistar o Coringa, pois achava que poderia entender a mente do Palhaço do Crime, só que ela foi ingênua: com o passar do tempo, sem que percebesse, o Coringa já havia revertido o jogo e agora era a Dra. Harleen que era a entrevistada, era ela quem seria estudada. Ao revelar o seu passado para o Coringa, ele a fez acreditar de que a compreendia. Não demorou muito e Harleen estava apaixonada por ele, até o ajudando em sua fuga do Arkham.

Harleen mergulhou de cabeça na loucura e passou a acompanhar o Coringa em suas atividades criminosas, adotando o vulgo Arlequina. Mesmo que o Coringa vez ou outra a coloque em perigo, até mesmo correndo o risco de morrer em alguma ação, ela sempre o perdoa e volta como um cão fiel.

 "O maior enigma de todos: Quem é o Batman?"


O Coringa pode até encher o saco do Batman ao usar a imprevisibilidade como arma, mas um inimigo que precisa aparecer, uma necessidade monstruosa de ser notado, um narcisista, deve ser pior ainda. Edward "E. Nigma" sempre gostou de resolver quebra-cabeças e charadas, talvez sendo uma forma de escapar da tortura que era cometida por um pai violento. De tanto praticar, qualquer desafio envolvendo enigmas tornou-se fácil para o talento dele, chegando até mesmo a participar de concursos do tipo. O pai sempre castigava o filho por achar que ele trapaceava, fazendo com que Edward tivesse problemas ao tentar mentir.

Charada

Quando adulto, continuou com sua obsessão, trabalhando com enigmas em feiras de atrações, somente com o intuito de abstrair do tédio que era a sua vida. Não existia nenhum enigma que chamasse a sua atenção, nada que representasse um desafio difícil, até surgir o Batman. É nesse momento que o Charada (Riddler) nasce.

"Quem é o Batman?", este é o enigma que o Charada não desistirá enquanto não o desvendar. Não muito recente foi descoberto que o verdadeiro nome do Charada é Edward Nashton, o outro que usava era apenas uma alcunha. Depois de tantos crimes impedidos pelo Batman, o Charada finalmente descobriu a identidade secreta do Cavaleiro das Trevas, algo que ele não irá revelar, já que é a resposta de um dos maiores mistérios que existem em Gotham.

"Medo!"


Uma das armas que o Batman usa na luta contra o crime, é o medo - algo que é bem trabalhado em sua origem no filme "Batman Begins". Os vilões do Batman podem ser divididos em dois tipos, como eu mencionei no artigo anterior. Nota-se que muitos passaram por traumas durante alguma fase da vida e não conseguiram superar esse problema, achando melhor culpar o mundo por isso. É também o caso de Jonathan Crane, o vilão conhecido como Espantalho (Scarecrow).

Espantalho

Jonathan morou com a avó quando criança. A avó de Jonathan era uma fanática religiosa, sempre trancando ele em uma igreja, jogando uma substância em seu corpo para atrair pássaros e assustá-lo, uma forma de punir a criança por algum "pecado" que havia cometido. Além de sofrer em casa, Jonathan também era alvo de chacota na escola.

É nesse período que Jonathan se apaixona por Sherry Squires. No dia do baile de formatura, Jonathan é incentivado por colegas de turma a convidar Sherry, sendo que ele não sabia que ela já tinha namorado. Sherry aceita, mas tudo faz parte de um plano para ridicularizar Jonathan no baile.

Depois de ser humilhado em pleno baile, Jonathan sabota o carro do namorado de Sherry e eles sofrem um acidente. Além de se sentir vingado, Jonathan nota que gostou de saber que havia provocado medo em suas vítimas. Ele passou a estudar o medo, tornou-se professor de psicologia, tendo como propósito ensinar aos alunos sobre a "psicologia do medo". Durante uma das aulas, Jonathan disparou uma arma de fogo em sala de aula, o que resultou em sua demissão.

Cada vez mais insano, Jonathan conseguiu criar fórmulas alucinógenas que provocam o medo, fazendo com que o alvo seja julgado por seu maior medo. Com isso, ele passou a fazer vítimas somente pelo prazer de sentir o medo nas pessoas, o terror que ele as fazia passar. Jonathan ficou conhecido como o vilão Espantalho, o Mestre do Medo. Sem perceber, Jonathan não sentia mais medo, somente o provocava, mas quando encontrou o Batman, ele passou a temer o vigilante e isso criou uma forma de fixação nele, justamente por ter sido o único a trazer de volta essa sensação.

"Eu faço a minha própria sorte"


Harvey Dent é mais uma prova de que alguém - aparentemente - normal pode se transformar em um monstro, mas no caso dele, não estamos falando da deformidade causada por um acidente com ácido; mas sim, da mente que já estava doente desde o passado.

Harvey também teve uma infância difícil, culpa de um pai que o castigava sem motivo por serem pobres. O pai de Harvey adorava brincar com a sorte do filho, sempre decidindo na moeda, ao jogar "cara ou coroa", se era hora de aplicar uma surra no filho. O pai de Harvey é o grande culpado por ele ter crescido com distúrbios psicológicos. Um desses exemplos, é a bipolaridade que Harvey adquiriu. 

Mesmo com todos os problemas, Harvey conseguiu se tornar um bom advogado, mais tarde, um dos promotores mais brilhantes de Gotham. Um verdadeiro exemplo de cidadão, um orgulho para a cidade. Com o surgimento do Batman, Harvey passou a colaborar na luta contra o crime da forma como podia, unindo forças com Batman e o Comissário Gordon. É durante esse período que eles conseguem desmantelar boa parte da máfia de Gotham, inclusive, depois de prender Salvatore Maroni, um dos poderosos chefões do submundo do crime. E isso não ia ficar sem uma retaliação por parte do Maroni.

Tudo estava correndo bem, até que um dia Harvey precisa visitar o pai e encontra a moeda que ele usava para decidir se o filho iria levar ou não uma surra. A visão daquele objeto o perturbou, fazendo com que ele voltasse a ter crises. Quando Maroni finalmente conseguiu "escapar" de onde estava detido, foi ao encalço de Harvey e quando o encontrou, jogou um ácido que atingiu metade de seu rosto e parte do corpo, deformando o local atingido. Harvey sobreviveu ao ataque, tendo agora metade do rosto deformado. No dia do acidente, Harvey havia guardado aquela moeda.

Duas-Caras

Tudo que havia de ruim e que ele ignorava, tudo o que ele conseguiu suportar durante todos esses anos, foi para o espaço. Harvey Dent se entregou para a dualidade que estava guardada em um canto obscuro da mente, tornando-se o vilão conhecido como Duas-Caras (Two-Face). Uma das características do criminoso, é que ele decide o destino de suas vítimas no "cara ou coroa".

Leia também a terceira e última parte do resumo sobre os vilões do Batman.

Sobre o Autor:
SEU_NOME Gotham Knight é o responsável por monitorar a batcaverna. Para saber mais sobre o autor deste blog, clique aqui.