terça-feira, 17 de julho de 2012

Os vilões do Batman

Vilões de Gotham

Quando Bruce Wayne iniciou a sua carreira de combate ao crime, provavelmente tinha em mente que os seus inimigos, inicialmente a máfia e os meliantes comuns do submundo do crime, seriam substituídos por novos inimigos, só que mais letais, o que representaria um desafio maior na sua luta contra o crime como o Batman

Antes mesmo de me tornar fã do universo das histórias do Batman, sempre achei interessante os vilões que vez ou outra tentam eliminar o morcego e dominar Gotham City. Um dos que mais gosto, por exemplo, é o Coringa

Já imaginou o quanto é difícil para o Batman se controlar para não matar o Coringa? Tudo isso por causa de um código de conduta que o herói segue rigorosamente, que é o de não matar, já que ele sabe que se isso acontecer, ele perde a batalha e os inimigos vencem. Por outro lado, temos um psicopata vestido de palhaço solto pelas ruas de Gotham pronto para colocar em prática qualquer plano homicida.

Com todos os vilões que o Batman possui e que são "figurinhas carimbadas" de Gotham, é até viável pensar que Gotham é uma cidade de lunáticos, uma cidade que mais parece estar eternamente festejando o Dia das Bruxas.

Este artigo é um resumo dos dados contidos nos arquivos da Batcave Online. Em publicações futuras, vocês poderão conferir a ficha completa dos vilões. 
Com vocês, o resumo sobre os vilões:

"A lenda urbana de que existem crocodilos nos esgotos das grandes cidades não é exclusividade de Nova Iorque"


Muitos cidadãos de Gotham acreditam que o Batman é apenas uma lenda urbana criada pela mídia, pelos jornais sensacionalistas, com o intuito de vender mais material aos mais supersticiosos. O que sustenta isso, é o fato de que uma parte da população sequer viu o Batman em ação, outro responsável é uma parte da mídia e do Estado que tenta ocultar as atividades do Cruzado, desqualificando e ridicularizando outras notícias. 

Existe uma outra lenda urbana bastante famosa que menciona a existência de crocodilos nos esgotos da cidade. Em outras grandes cidades essa lenda urbana também existe, como é o caso de Nova Iorque, onde a lenda urbana ganhou força na década de 30. Só que quando falamos de Gotham City, como eu já havia dito antes, é prudente não ser cético.

Killer Croc

O responsável por fazer algumas pessoas temerem os esgotos e criarem diversas teorias sobre o que está abaixo da cidade, é o vilão Crocodilo (Killer Croc). Inicialmente o Batman sabia pouco sobre a criatura de aparência reptiliana que vive nos esgotos, mas depois de investigar, descobriu que tratava-se de um homem, Waylon Jones, que possui um problema de pele parecido com a doença conhecida como hiperceratose epidermolítica, que provoca deformidade na epiderme do portador. 

No caso de Waylon, está mais relacionado com o atavismo regressivo provocado por algum agente mutante, fazendo ele readquirir características de seus ancestrais mutantes (humanos com forma reptiliana). Waylon já tentou tomar o controle do submundo do crime e já trabalhou para a máfia como atirador de elite (sniper), mas como foi regredindo, ele passou a viver nos esgotos de Gotham, fazendo vítimas quando vai para a superfície.

Nota: No Universo da DC Comics, também existem mutantes, mas eles são chamados de "meta-humanos".

"O poder do dinheiro na cidade mais corrupta do mundo"


Os vilões do Batman podem ser divididos e definidos em dois tipos: os que são somente obcecados em devolver ao mundo uma tragédia que lhes aconteceu e os que são apenas um reflexo sombrio do Batman. Sobre o segundo tipo, podemos usar como exemplo Oswald Chesterfield Cobblepot, o vilão conhecido como Pingüim.

Pinguim

Imagine se Bruce Wayne usasse o seu império para atos imorais? Por exemplo: financiar políticos e conseguir obter vantagens dentro da esfera política, obter lucros com obras superfaturadas em contratos com a administração da cidade e uma série de outras práticas ilegais... é essa versão do Batman que o Pingüim representa. Oswald é o herdeiro de uma fortuna, uma figura ilustre na High Society de Gotham, da qual Bruce também faz parte.

Só que diferente de Bruce Wayne, ele é um dos maiores mafiosos da cidade, tendo no currículo assassinatos e sonegação de impostos, entre outros crimes. O Pingüim ainda possui uma casa noturna chamada "Iceberg", onde mafiosos se encontram e traçam planos. Alguns diriam que ele não é o mais perigoso dos inimigos do Batman, mas ele possui recursos e uma mente perversa, sabendo tirar proveito das pessoas corruptas de Gotham, podendo se infiltrar cada vez mais no poder. Um exemplo disso foi mostrado naquele seriado do Batman dos anos 60, em que o Pingüim é eleito prefeito de Gotham. Em "Batman - O Retorno", também mostra ele almejando poder através da política.

"Um coração de gelo"


Já pensou se alguém pudesse provocar baixas temperaturas extremas? Pior ainda, já pensou se alguém que pudesse provocar o frio extremo, fosse um criminoso? É um grande poder em mãos erradas. O Senhor Frio (Mr. Freeze) é mais perigoso ainda por se importar somente com uma coisa: achar a cura de uma rara doença que a mulher que ama possui, fazendo qualquer coisa para obter o resultado desejado.

Mr. Freeze

O Batman não escapa do clichê de que todo super-herói de quadrinhos possui um vilão que é um cientista louco, que "nasce" em um laboratório durante algum experimento perigoso: O Dr. Victor Fries preenche perfeitamente essa vaga. Victor, um cientista que sempre trabalhou com criogenia, teve que correr contra o tempo quando descobriu que a esposa, Nora, tinha um tipo de doença até então desconhecidao e aparentemente incurável.

O especialista em criogenia passa a trabalhar em uma empresa envolvida com experimentos com nessa área. A intenção de Victor é descobrir uma maneira segura de manter a esposa Nora viva, mas em estado criogênico, enquanto ele trabalha em uma cura. Quando o dono da empresa descobre o experimento secreto que Victor vinha desenvolvendo e tenta o impedir que isso continue, o cientista que está obstinado a seguir em frente, não aprova e os dois entram em confronto, terminando com que Victor sofra um acidente com os produtos químicos em que estava trabalhando. Victor foi dado como morto, mas ele sobreviveu e rapidamente compreendeu que só podia permanecer vivo em baixas temperaturas extremas, no caso, abaixo de zero.

Victor produz uma armadura que é capaz de manter a temperatura de seu corpo abaixo de zero e também consegue deixar a esposa em estado criogênico, porém, ele precisa achar uma cura para a esposa e fará qualquer coisa para conseguir, mesmo que para obter recursos necessários envolva se tornar um criminoso.

"O beijo letal"


A mais famosa eco-terrorista dos quadrinhos é a Hera Venenosa (Poison Ivy). Antes de se tornar uma vilã - não que defender o meio-ambiente seja incorreto, mas os métodos que ela emprega são criminosos -, a Dra. Pamela Lillian Isley era uma pessoa normal, interessada em botânica, mas a sua vida mudou para sempre no dia que decidiu participar de um assalto.

Hera Venenosa_Posion Ivy

Depois do roubo bem sucedido em um laboratório, o seu parceiro, querendo eliminar a parceira de crime para ficar com todo o lucro do "empreendimento", a envenenou com toxinas que estavam sendo desenvolvidas naquele laboratório. Ao invés de morrer, Pamela Isley adquiriu imunidade contra todos os tipos de venenos, até mesmo contra vírus letais para humanos, além de possuir controle sobre qualquer forma de vida vegetal. A sedutora ruiva adotou o vulgo "Hera Venenosa" e entrou de vez para o crime, fazendo vítimas com os seus feromônios e com os venenos que é capaz de produzir, inclusive passando toxina através do seu beijo letal.

Nos quadrinhos fica evidente que ela odeia a Mulher-Gato e possui uma forte atração pelo Batman.

***

Leia também as duas outras partes do resumo sobre os vilões:

Sobre o Autor:
SEU_NOME Gotham Knight é o responsável por monitorar a batcaverna. Para saber mais sobre o autor deste blog, clique aqui.