quinta-feira, 19 de julho de 2012

Leituras essenciais sobre Cavaleiro das Trevas

Batman

Para todos que possuem curiosidade em conhecer o universo das histórias do Batman, escrevi este artigo onde indico algumas das melhores obras envolvendo o universo do Batman.

Essa postagem é mais uma dica de leitura para quem se interessa pelas HQ's do Batman, ainda mais se for um leitor novato, como é o meu caso:

Morte em Família


O Coringa prepara um ataque para abalar o Batman, então resolve criar uma armadilha para o seu parceiro no combate ao crime, o Robin. Enquanto o Batman estava ocupado solucionando outros crimes, o Coringa tem sucesso com o seu plano ao capturar Robin, que é espancado até a morte. Jason Todd, o segundo Robin, está morto.

Batman - Morte em Família

Asilo Arkham


Gotham City já provoca arrepios por ser uma cidade negativamente famosa, mas para os que moram nessa cidade, nada é mais macabro do que o Asilo Arkham, "lar" de todos os criminosos dementes. 

Asilo Arkham

Nesta graphic novel, o asilo é tomado pelos presos durante uma rebelião e a única coisa que eles querem, é que tragam o Batman para o local. Além de ver o Batman sendo "interrogado" por cada um de seus inimigos, a história da origem e do fundador do Arkham são reveladas.

O Longo Dia das Bruxas


No Dia das Bruxas o portão do inferno é aberto em Gotham City, já que os lunáticos provocam o caos pela cidade. Nesta saga descobrimos alguns detalhes sobre o passado de alguns vilões, mas o Duas-Caras tem mais participação na história.

Batman - O Longo Dia das Bruxas

A Piada Mortal


Do roteirista Alan Moore e do desenhista Brian Bolland, essa graphic novel tem o intuito de nos contar a origem do Coringa - que não é considerada oficial - e claro, provar que ele é e sempre será o mais perigoso inimigo do Batman. A história tenta explicar a doentia relação entre os dois.

Batman - A Piada Mortal

Coringa


Por vezes o Coringa some das ruas de Gotham, perdendo status no submundo do crime para os outros criminosos da cidade.

Nessa graphic novel, o Coringa novamente escapa do Arkham e mostra quem é o dono do pedaço na cidade. O estilo de desenho do Coringa nessa obra, lembra a versão do Coringa de Heath Ledger com aquelas cicatrizes formando um sorriso macabro.

Batman - Coringa

Terra de Ninguém


Um forte terremoto acaba devastando Gotham, o que provoca o caos na cidade. Batman e seus parceiros procuram ajudar os sobreviventes da tragédia, além de ter que cuidar dos criminosos que fugiram do Arkham e outros presídios. A situação está tão caótica, que o governo dos EUA chega a considerar Gotham City uma terra sem Lei. Essa saga de 1999 pode ter servido de inspiração para C. Nolan criar o enredo de "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge".

Batman - Terra de Ninguém

A Queda do Morcego


Um novo vilão é apresentado nessa saga de 1993. Bane, um criminoso que deseja dominar a cidade mais corrupta do planeta, planeja a queda de seu maior defensor. Ao observar o Batman em ação, ele passa colocar em prática o seu plano, que consiste em fragilizar o inimigo antes do combate definitivo.

Batman - A Queda do Morcego

Bane libera todos os detentos de Arkham, fazendo com que Batman não descanse enquanto não conseguir livrar a cidade de boa parte deles. Esgotado, psicologicamente e fisicamente, Batman torna-se uma presa fácil para Bane. Essa saga também pode ter servido de inspiração para C. Nolan fazer o enredo do último filme de sua trilogia do Batman.

Ano Um


"Batman - Ano Um" é a obra que redefiniu a origem do herói, em 1987, quando a DC Comics decidiu reformular a origem do personagem e deixou a tarefa ao encargo do roteirista Frank Miller e do desenhista David Mazzuchelli. Nessa saga, que é notável que serviu de inspiração para C. Nolan ao construir o enredo de "Batman Begins", nos apresentam os últimos preparos de Bruce Wayne para o início do combate ao crime em Gotham, depois de anos de exílio.

Batman - Ano Um

Frank Miller foi o responsável por transformar a natureza do personagem durante essa saga, apresentando um Batman mais sério e audacioso. Não darei mais nenhuma informação, essa é uma leitura obrigatória!

O Cavaleiro das Trevas


Sem dúvida, a obra-prima de Frank Miller ao trabalhar o Batman. No futuro distópico da história, o Batman já não é visto em Gotham fazem 10 anos, pois ao completar 50 anos de idade, resolve aposentar o manto do Morcego. O crime, por sua vez, não se aposentou.

Batman - O Cavaleiro das Trevas

Mesmo velho, Bruce Wayne precisa vestir o manto uma vez mais, a população de Gotham sofre com sua ausência. Essa obra de 1987 é tão importante, que é considerada a responsável por revolucionar o universo dos quadrinhos de super-heróis, com uma visão mais realista e sombria de um mundo no qual o Batman vive.

Outra leitura que inspirou C. Nolan para criar a trilogia do Batman. E, a deixei por último, já que a considero a melhor e a mais importante história do Cavaleiro das Trevas.

Leia outros importantes artigos da Batcave Online:

Os vilões do Batman: parte 1, parte 2 e parte 3.

Sobre o Autor:
SEU_NOME Gotham Knight é o responsável por monitorar a batcaverna. Para saber mais sobre o autor deste blog, clique aqui.